sábado, 19 de fevereiro de 2011

Notícias de Jornal

                                                                                                              Fernando Arosa

Acordamos muitas vezes com vontade de que tudo dê certo. O dia pode estar nublado, mas não ligamos. A ajudante liga dizendo que o filho está adoentado e que não poderá comparecer ao trabalho, e você, com resignação, dá um jeito. Vai até à porta pegar o jornal e descobre que ele não foi entregue, você liga para o jornal e recebe a notícia (muitas vezes lembrada anteriormente) de que sua assinatura expirou, aí você resolve ir ao jornaleiro, afinal, como começar o dia sem jornal?
                O dia ainda deverá dar certo, por isso, com dedicação à positividade, você dá uma leve
batidinha no joelho e diz “vou comprar um jornalzinho, um pão fresquinho e já volto”, levanta-se, pega a carteira, os óculos escuros e sai, resoluto, para encontrar o dia que já havia se anunciado para várias outras pessoas.
                Tranquilizado pela energia do fazer algo, chega à banca de jornal, experimenta uma frase com o jornaleiro, se anula um pouco com algum comentário sobre seu time, comenta o pronunciamento da presidente da república, mas sem querer ouvir o contraponto, e se despede para escolher, no cesto de pães, aqueles que comporão o quadro do café da manhã perfeito.
                O dia está dando certo, pensa, apesar da falta que ela faz em sua vida. Parte o pão e lembra que hoje é dia 19, dia de sua audiência contra o plano de saúde. Passa a manteiga, recordando que ontem a reunião fora improdutiva, mas decide esquecer tudo isso. O telefone toca, a moça do telemarketing, então, ouve que não pode ser atendida, pois seu dia está começando e está programado para dar certo.
                A cafeteira cumpriu sua tarefa a contento e você dá o primeiro gole de café, abrindo o jornal. Dentro dele, o mundo. Regimes autoritários (ainda existem!!!), a bolha imobiliária está elevando os preços, os partidos políticos estão nas manobras, a burocracia ainda emperra o país...
                Você, que ainda quer seu dia dando certo, se levanta, arruma o jornal e decide en tregá-lo de volta ao jornaleiro, alegando ter sido enganado, pois só havia notícias desagradáveis e exige seu dinheiro de volta. Ele nega, não o argumento, mas a lógica capitalista às avessas que você tenta imprimir. Certo de que o dia ainda pode dar certo, você vai ao Juizado de pequenas causas tentar apoio e criar jurisprudência. Boa sorte.
               

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernando.
    E aí, um dia a gente acorda torcendo para o dia dar certo, e por mais que ao final dele ficarmos com a sensação de que tudo deu errado,vem a esperança do novo dia. É assim que venho vivendo. Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir