sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de abril

                                                                                                                         Fernando Arosa


                Hoje de manhã fui abordado por uma cidadã que disse:
                __ Tio, sua camisa está toda suja! __ e apontou para a manga da camisa.
                Prontamente, olhei e nada. A cidadã estava em largo sorriso e completou com a vitória do dia:
                __ Primeiro de abril, tio.
                Rimos juntos, tentei inventar algumas outras mentiras para me vingar, mas a graça primeira vencera. A mentira sem conseqüências, a mentira da verdade simples, da possibilidade do gracejo infantil.
                Fui mais adiante, anunciei sorvete onde seria impossível, ofereci quantias inacreditáveis aos amigos, coloquei as fantasias de riqueza em dia,  e ainda decretei:
                __ Serei presidente dessa república!
                Essa foi a maior de todas. Ouvi avaliações até simpáticas do tipo “acho que você até tentaria fazer alguma coisa”, ou ainda “ quem sabe até você conseguiria espalhar livros e criar mais leitores!”, mas isso não aconteceria .
                O Primeiro de Abril se espalha por todo o calendário, a mentira das filas de hospital, dos orçamentos, da educação. Tudo isso inviabilizaria minha mentira maior: presidir alguma coisa.
                “Como é que vou trabalhar se essa menina me dá repulsa...” (educadora)
                “Não tenho obrigação de tomar conta de aluno que não obedece...” (outra educadora).
                “Não podemos fazer nada por ela, não temos um diagnóstico fechado (apesar de trabalhar com o caso há mais de um ano- psicóloga).
                “Quatro horas e meia com essas crianças agitadas...”
                “ Não tenho dinheiro pra pagar o valor total do ingresso, apelei pra carteirinha de estudante. (falsa).”
                E por aí vão nossas mentiras diárias, sem graça, levianas...
                Hoje de manhã fui abordado por uma cidadã que, espero, cresça e invente outros sorrisos, verdadeiros...
               

Um comentário:

  1. Gostei Professor.Da aula lá no christiano de volta HUDAUHADS

    ResponderExcluir