terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pessimismo e otimismo

                Certa vez ouvi uma dita piada que contava a história de dois irmãos: um otimista e outro pessimista.
                O pessimista ganhou uma bicicleta e reclamou, preocupado, aturdido com o presente frente à possibilidade de cair, fraturar o fêmur, deslocar os ombros, “que desgraça”!
                O otimista, por sua vez, ganhou, de presente,um recipiente cheio de esterco, ao que ele perguntou saltitante, “oba, onde está meu cavalo?”
                Hoje, diante de tantos fatos inusitados, chego ao fim do dia com um inventário de lamúrias: dormi mal na noite anterior, no trabalho, nada funcionou, comprei um frango assado estragado, minha sogra quebrou a rótula, minha filha teve a milésima crise de alergia e continuo gordo, mas quero ser otimista.
                As eleições estão aí me parecendo um pouco com aquela bicicleta perigosa e mais ainda com o recipiente mal cheiroso, mas devo adiantar que preciso ser otimista. O mal cheiro da política não poderá nos atingir a ponto de fazer-nos desistir; no meu estado, a escolha do governador é quase impossível, temos bons candidatos a deputado, mas a senador a situação anda lamentável, mas mesmo assim penso em, com otimismo, esquecer das coligações inexplicáveis e votar, tentando manter um razoável coerência.
                Minhas promessas de otimismo são pura arma contra a loucura, ou serão a própria? Não sei ao certo, deixa eu dormir porque a hora anda e amanhã começará um novo dia.
                Ah, esqueci: hoje comecei uma dieta!

4 comentários:

  1. Adorei o texto.
    Votar está muito dificil mesmo!
    Vou tomar conta da sua dieta!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei FE!!!! Nao é a toa que vc é meu xará!! hehe

    conheco outra historia pai com 2 filhos , filhos vao pesquisar possibilidade de abrir negocio em local remoto... pessimista: Pai, vamos desistir lá ninguem usa sapato. O otimista: pai temos grande oportunidade... ninguem tem sapato lá!

    bjs...

    Fe q tb precisa ser mais otimista. Já com relacao as eleicoes...ta dificiL!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom, muito bom. Gostei muito. Parabéns, texto leve, conteúdo bem adequado. Lendo-o, é possível que me entusiasme a escrever novamente. Nilo

    ResponderExcluir