sexta-feira, 19 de setembro de 2014

El Cid de La Mancha

As lágrimas aqui no Rio de Janeiro tomaram proporções celestiais. No momento em que escrevo, chove bastante e a cidade é lavada com fôlego de faxina de fim de festa. Sim, perdemos e o hexa não foi dessa vez. Garantimos alguma alegria durante o campeonato, mas o fato é que a Alemanha inventou o gol do susto...explico: assustados, sem acreditar que estávamos abrindo o campo, os jogadores fizeram tudo o que havia sido combinado, há pelo menos seis anos. Tocaram a bola e meteram foi gol contra o país do futebol.
A partida começou e estávamos certos de que não seria fácil a batalha, mas sentíamos que a guerra estava ganha. Nosso exército corria confiante, carregados com o manto do pentacampeonato. A alegria parecia certa e as cervejarias já alcançavam índices astronômicos de venda. O ambulante já tinha feito encomendas para as próximas jornadas nas portas dos estádios... Minas Gerais confidenciava-se: somos a capital!!!
Mas os ventos chegaram com força total e os moinhos avançavam como monstros paralisando as pernas milionárias que tentavam entender o que estava acontecendo. A torcida ainda deu uma força, lutou com palavras e gritos, gestos que empurravam o vento maldito para o outro lado... e nada. Inimigos sem precedente fizeram um gol seguido de outro e foi assim, balançando o placar, que saíram de campo para o intervalo.
Os comentaristas da transmissão televisiva tentavam entender e diziam o que parecia ser um discurso disfarçado de equilíbrio ensaiado, mas o desespero já havia se instalado.
Os guerreiros invencíveis voltaram mancando moralmente, abatidos pelas pernas tortas e cansadas do futebol de ontem à noite. Pareciam ter passado a noite treinando e agora não davam mais conta. No lugar do manto, via-se uma nova tentativa de que a camisa amarela tremulasse nos braços do adversário. E o jogo recomeçou.
No canto do campo, avista-se Rocinante, aguardando seu Sancho Pança terminar o jogo. Gramava aqui e ali e ouvia sem acreditar que o Brasil estava perdendo e seu Don Quixote, mais uma vez, mudo à espera de uma grande vitória.
Não deu. A chuva ainda lava a cidade do Rio de Janeiro e a vizinhança ficou em silêncio, não aquele de 50. Talvez à espera de El Cid, aquele que, mesmo à beira da morte, encimando seu cavalo, exibindo seu garbo e poder, ganha a guerra. Mas não deu. Somos essa mistura de poder e sonho... nem sempre dá pra ganhar.
Lendo as redes sociais, vi que ainda somos brasileiros, pois não podemos perder a piada, né? O texto dizia: “bem fez o Neymar que pegou um atestado”.
É isso, agora, só daqui a quatro anos. Isso é que é duro... até a próxima.


(Publicada em www.bafafa.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário