sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prova dos 9

A polêmica da semana envolve a educação. Não sabemos por que motivo, mas a educação ainda causa polêmica; desconfio que a atual polêmica possa nos trazer boas reflexões, isso tudo porque o caso vem de um produto cultural popular: Valesca Popozuda.
Fui à pesquisa saber um pouco mais do que se tratava. Um professor de Brasília, numa belíssima provocação, atraiu a imprensa quando elaborou uma questão a partir de uma letra de canção de um funk, fez isso com essa intenção, chamar a imprensa, e conseguiu. Seu trabalho dera certo, procure saber...
Agora aproveito para sabermos um pouco mais ainda. Valesca Popozuda é um produto forjado pela cultura funk carioca. Pelo que pude saber, surgiu em 2000 com a Gaiola das Popozudas e vem trilhando seu caminho de sucesso, inegável a força dessa indústria. Mas o Beijinho no ombro “causou”, para usar gíria circulante nas redes sociais. Fui conhecer. O clip oficial revela um investimento grande, uma máquina de divulgação e captação de moeda. A canção, com ritmo marcante e envolvente, entra pelos poros imediatamente e a imagem criada provoca desejos de toda ordem: sexual, de ascensão social, de guerra.
Algumas perguntas são pertinentes: toda mulher tem inimigas, ou melhor, as mulheres são inimigas em potencial? Divergências são tratadas a “... tiro, porrada e bomba”? Deus é colocado de frente, como escudo, mas o outro é tratado como quem late...é isso mesmo? “Do camarote quase não dá pra te ver”, que sucesso, hein!!! Você deseja estar no camarote? Aproveitando, ainda, o texto original, digo: “Keep Calm”.
A prova do professor de filosofia deu certo, provocou uma avaliação além de seu projeto original. O que a imprensa quer mostrar? Que produto cultural atinge a lista dos 10 mais? Há espaço para tudo numa verdadeira democracia, temos, porém, que refletir sobre tudo que consumimos, certo?
Aproveito para fazer mais perguntas. Em março recente, o país atingiu ao recorde de arrecadação de tributos federais. Por que ainda temos tantas questões pra resolver no que diz respeito à educação e à saúde? TEMOS DINHEIRO. Andar de coletivo nas nossas cidades é aviltante. Hoje está nos jornais: “Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo, diz ONU”. Na cidade do Rio de Janeiro, hoje, há uma guerra acontecendo numa invasão de um prédio particular... pedras, fogo, violência. Recorro a versos de Caetano Veloso: “Vaca profana, põe teus cornos/Pra fora e acima da manada”.
(Publicada no www.bafafa.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário